EN// PT

A EVIL ANGELS é uma empresa prestadora de serviços na área dos eventos especializada em rigging - montagem e suspensão de estruturas -  no mercado desde 2003. É fruto de uma vasta experiência de trabalho nesta área por parte do seu fundador, Joaquim Silva, primeiro rigger nacional a obter a certificação pela PLASA (UK) com o National Rigging Certificate nível 3.

A qualidade dos serviços prestados tornaram a EVIL ANGELS uma empresa líder na sua área no mercado nacional e com uma posição internacional reconhecida.
Hoje a EVIL ANGELS fornece serviços de rigging para todas as áreas de eventos, em áreas tão diversas como a televisão, teatro, cinema, circo, eventos corporate e concertos. Fornece serviços para uma vasta gama de clientes líderes na industria de entretenimento nacional, sendo fornecedor exclusivo de serviços de Rig em empresas tão relevantes como como a MEO Arena e o Campo Pequeno. No panorama internacional trabalha com várias empresas de onde se destaca o Cirque du Soleil, com quem colabora desde 2009, em diversos espetáculos world wide.

Tendo como principais preocupações a segurança e inovação, a EVIL ANGELS apresenta-se hoje como um sinónimo de qualidade indiscutível que ultrapassa o simples fornecimento de serviços de rigging.

A empresa disponibiliza a sua vasta experiência na área aos seus clientes, contribuindo no desenvolvimento de projectos, desenvolvimento criativo e dimensionamento de estruturas e sistemas de suspensão. A paixão pelo fazer sempre mais e melhor são desde sempre a orientação guia desta empresa, que pretende continuar a apresentar-se ao mais alto nível inovando as suas capacidades e competências.


O COMPROMISSO DE QUALIDADE DE UMA EQUIPA POLIVALENTE

Na base do sucesso da EVIL ANGELS está uma equipa polivalente que oferece um alargado espectro de competências. A certificação das valências de cada colaborador tem um valor acrescentado na política da empresa. O ambiente de trabalho em que a EVIL ANGELS se insere, impõe preocupações muito específicas de segurança para todos os envolvidos nos diferentes trabalhos. A formação dos seus quadros e desenvolvimento de capacidades específicas, são a principal forma de minimizar riscos.


DEFINIÇÃO DE RIG

Entende-se por rigging toda a execução técnica, que tem como objectivo a suspensão e elevação de cargas mecânicas em estruturas ou edifícios (pavilhões, estádios, palcos, teatros).

Origem do termo…
O termo rigger tem origem nos primórdios dos barcos à vela, em que o rigger era o responsável por montar os sistemas de cordame para elevação das velas da embarcação. Numa época em que todo o trabalho era realizado simplesmente por esforço físico, sem recurso a sistemas mecânicos para além de roldanas e cordas.



Posteriormente a actividade estendeu-se em outras áreas profissionais, estando hoje amplamente difundida, e ocupando um lugar de relevância na área dos eventos.
Riggers são técnicos especializados, na realização de trabalhos de suspensão de equipamentos e/ou estruturas pesadas ou de grandes dimensões em áreas de difícil acesso.

• Touring Rigger;
• House Rigger;
• Rigger Contratado;

Touring Rigger – Organiza e dirige os procedimentos de suspensão dos equipamentos. Regra geral é responsável pelo desenho e dimensionamento do “rigging set” usado.
House Rigger – é responsável por todos os trabalhos de rig executados numa determinada sala ou palco, no que respeita à acopolação dos equipamentos da produção visitante à estrutura de suporte da sala (teia ou grid).
Rigger Contratado – é contratado para auxiliar um house ou um tour rigger, não tendo responsabilidades para além da execução criteriosa das tarefas que lhe são atribuídas.


ESTRUTURA E COMPETÊNCIAS NUMA EQUIPA

Head Rigger
– Chefe de equipa de riggers.
Up Rigger -  Executa os trabalhos de rig em altura.
Ground ou Down Rigger – Executa os trabalhos de rig no chão e dá assistência aos up riggers.
Flying People Rigger – Responsável por efeitos especiais e sistemas de elevação e movimentação de pessoas e objectos, normalmente responsável pelos sistemas de automação.



“O roadie de cabelos longos como imagem de técnico foi deixada há muito tempo, dando hoje lugar a técnicos altamente especializados que apoiados em técnicas complexas levam a cabo conceitos que envolvem budgets milionários”.
Chris Higgs – Plasa rigging assessor